Descrição

O projeto China: tecnologia e sociedade se insere em uma grande iniciativa global de pesquisa sistemática e permanente sobre a influência da China em setores estratégicos de diversos países, se propondo a traduzir o conceito de influência como algo que possa ser mensurado e comparado quantitativamente. Dessa forma, o objetivo central do projeto é captar e mensurar, ano a ano, a expansão da influência da China exercida sobre alguns domínios, ou setores, estratégicos, que envolvem, entre outros, militares, sociedade, tecnologia, economia e política interna e externa, dos países estudados. Iniciado em março de 2021, esse grande projeto é conduzido por parceiros regionais que assumiram as pesquisas em cinco países. À Associação Data Privacy Brasil, uma das parceiras regionais, coube a coordenação dos trabalhos com especialistas locais do Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

A metodologia aplicada se deu pela resposta a um questionário padronizado, aplicado país a país, com indicadores sobre a influência da República Popular da China nos domínios selecionados. A captação das respostas dos indicadores, se deu por meio de pesquisa documental, revisão de literatura recente sobre o tema e entrevistas com especialistas. Nesse sentido, ainda que alguns indicadores abarque questões de ordem qualitativa, todas as respostas foram definidas de forma padronizada para mensurar quantitativamente a influência da China sobre cada uma das questões levantadas, assim, formando o propósito deste projeto de construir um indicador internacional referenciado por especialistas de cada um dos países.

Com isso, o principal produto deste projeto é a construção contínua de um mapa mundi interativo, no qual será possível observar comparativamente a influência da China, e também sua expansão, país por país, ano a ano, e/ou por domínio. Portanto, mostrando-se como importante ferramenta para a sociedade civil, acadêmicos e formuladores de políticas sobre o fenômeno.