Descrição

A pandemia de covid-19 acelerou a adoção de tecnologias na educação. Mesmo com o retorno às salas de aula presenciais, é cada vez mais comum a contratação de plataformas, softwares e outros dispositivos por parte de secretarias de educação e escolas, seja para a gestão escolar, seja para apoio em processos de aprendizagem.

Muitas dessas tecnologias utilizadas no ensino empregam técnicas de inteligência artificial. Mas pouco ainda se sabe sobre os efeitos dessas técnicas sobre os processos educacionais e sobre aqueles que são os sujeitos mais vulneráveis a seus riscos: os estudantes – e especialmente os estudantes de ensino básico, crianças e adolescentes, que se encontram em fase de desenvolvimento. Soma-se a isso o fato de que a regulação da inteligência artificial no Brasil ainda está em seus estágios iniciais.

Diante desse quadro, o projeto “IA na sala de aula: construindo modelos de participação para a comunidade escolar” busca propor um modelo de auditoria participativa para sistemas de inteligência artificial empregados na educação que conte com a ativa participação dos estudantes.

Acreditamos que as auditorias de inteligência artificial desempenham um papel fundamental ao prestar contas à sociedade sobre o emprego dessas tecnologias. O modelo será construído a partir de pesquisa teórica e empírica conduzida no contexto do ambiente escolar público brasileiro.

Biblioteca Filtro

Nenhum Resultado