Notícia | Defendendo o Brasil do Tecnoautoritarismo | Assimetrias e Poder

A ascensão do Tecnoautoritarismo: especial com The Intercept Brasil

 A ascensão do Tecnoautoritarismo: especial com The Intercept Brasil

Entre janeiro e setembro de 2021, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa estruturou um programa de bolsas jornalísticas com o The Intercept Brasil. O objetivo das bolsas era apoiar o jornalismo investigativo em questões relacionadas ao uso abusivo de novas tecnologias e violação de direitos fundamentais. Foram publicados quatro matérias de fôlego sobre o assunto.

“O Legado da Secom: governo Bolsonaro deturpou edital de Dilma para ficha detratores na internet”, escrito por Vinicius Konchiski em julho de 2021; “À Margem da Lei: Forças Armadas tomaram conta de super aparato de inteligência de Bolsonaro”, escrito por Fernando Ameno, em julho de 2021; “Preço de Empresa Privada: abandonado por Bolsonaro, megabanco de dados virou produto valioso na privatização do Serpro”, escrito por Sergio Spagnuloso, Katia Brembatti e Lais Martins em agosto de 2021; e “Lentes Racistas: Rui Costa está transformando a Bahia em um laboratório de vigilância com reconhecimento facial”, escrito por Cíntia Falcão.

Após a realização das matérias, foi organizado um encontro com jornalistas e ativistas de direitos digitais para uma avaliação de conjuntura, sob coordenação de Tatiana Dias (The Intercept Brasil) e João Paulo Vicente (Data Privacy Brasil).