Objetivo:
A Biblioteca Digital é um projeto coordenado pelo Comitê Organizador da Aliança do Sul Global para documentar, sistematizar e compartilhar ativamente recursos críticos produzidos por ONGs do Sul Global que trabalham com direitos digitais, organizando materiais online como podcasts, vídeos e documentos escritos, bem como promovendo trocas entre organizações e fomentando a cooperação entre pesquisadores e ativistas.
Duração:
2024-atual
Situação:
Em Andamento
Apoiador(es):
National Endowment for Democracy (NED), Digital Democracy Initiative
Um dos desdobramentos do projeto foi a formação da Aliança do Sul Global, composta por organizações que trabalham pela promoção dos direitos digitais no Sul Global. A Data Privacy Brasil faz parte do Comitê Organizador da Aliança, junto às organizações Aapti Institute (Índia) e Paradigm Initiative (organização pan-africana).
A Aliança é orientada pela missão de ampliar as vozes das organizações do Sul Global, promovendo o acesso equitativo a recursos digitais e influenciando políticas em direitos digitais ao redor do mundo.
Assim, a Biblioteca Digital surgiu como uma iniciativa para compartilhar ativamente os recursos produzidos pelos membros da Aliança. Coordenado pelo Comitê Organizador, o projeto é voltado à organização desses recursos, disponibilizando materiais em diversos formatos – podcasts, vídeos, relatórios, documentos e outros materiais escritos. Além da organização dos materiais em si, o caráter aberto da Biblioteca permite a demais ativistas, pesquisadores, e outras partes interessadas acessarem recursos e conhecimentos desses atores do Sul Global sobre datificação e temas afins.
Atualmente, a Biblioteca conta com mais de 5000 recursos desenvolvidos por ONGs da África, Ásia e América Latina. O objetivo é promover o acesso a materiais diversos, estimulando pesquisas e parcerias voltadas à ampliação das perspectivas do Sul Global.