O tempo pode até ter passado voando, mas você não precisa perder tudo por conta disso. Nesse post reunimos alguns materiais produzidos pelo Data Privacy Brasil, Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e Clube Data para você se inteirar da história da LGPD e alguns de seus temas importantes nesses últimos 4 anos desde sua aprovação. Vamos nessa? 

Memória – Observatório – Por Data Privacy – O Observatório da Privacidade e Proteção de Dados, projeto do Data Privacy Brasil, entrevistou 18 pessoas que tiveram participação fundamental na história, material imperdível para relembrar o início desses 2 anos de LGPD.

Contribuições do Data – Nesse período tivemos a oportunidade de opinar em diversos temas que a ANPD regulou posteriormente ou ainda irá regular. Contudo, essas publicações também são ótimos materiais educativos sobre os temas. 

Legítimo Interesse – O consentimento pode até ser a base legal mais conhecida, mas o legítimo interesse vem roubando a cena desde 2020. 

 Materiais Didáticos – Houve também a publicação de diversos materiais didáticos tanto para quem chegou agora quanto para quem já estuda sobre o tema a mais tempo: 

Privacidade e Proteção de dados no legislativo – Também mapeamos o número de propostas legislativas sobre proteção de dados  apresentados nos últimos anos no “Projetos em números” do Observatório da Privacidade do Data Privacy Brasil.  Mesmo com somente 2 anos de vigência da LGPD,  a preocupação com os direitos digitais só cresceu nesse mesmo período de tempo, provando que sim, Direitos Digitais são Direitos Fundamentais!

Quem é quem?
Data Privacy Brasil e a ONG Data Privacy são a mesma coisa?

Apesar de participarem do mesmo ecossistema de fomento à cultura da privacidade e proteção de dados no Brasil, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa e o Data Privacy Brasil Ensino são organizações separadas, que contam com estruturas de governança e financiamento distintas. A Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, foi fundada em 2020, como organização da sociedade civil, independente e sem fins lucrativos para produção de pesquisas abertas ao público, orientadas por um forte compromisso social e com financiamento ético.  

Veja Também