Relatório | Novas fronteiras dos direitos digitais | Assimetrias e Poder

Relatoria – Dados Virais: Legado da COVID-19 nas aquisições de tecnologia pelo poder público no Brasil – 12° Fórum da Internet no Brasil

 Relatoria – Dados Virais: Legado da COVID-19 nas aquisições de tecnologia pelo poder público no Brasil – 12° Fórum da Internet no Brasil

No Brasil, diferentes esferas de governo desenvolveram e adquiriram tecnologias para mitigar riscos e danos relacionados à COVID-19. Aplicativos, inteligência artificial, câmeras com diversas funcionalidades e bancos de dados foram utilizados em todo o território nacional para monitorar a evolução da pandemia e evitar novos contágios. Por outro lado, há pouca transparência sobre como essas soluções tecnológicas funcionam e quais são seus possíveis impactos em relação à privacidade e à segurança dos cidadãos.

Nesse contexto, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa apresentou durante o 12° Fórum da Internet no Brasil o painel, Dados Virais: Legado da COVID-19 nas aquisições de tecnologia pelo poder público no Brasil, que apresentou a pesquisa realizada pela Associação, que teve como objetivo mapear a adoção de tecnologias baseadas no tratamento de dados pessoais para combate à COVID-19 durante o período de calamidade pública pelo poder público brasileiro.

O workshop buscou reunir especialistas de diferentes expertises para debater políticas de saúde pública baseada em dados, destacando seus riscos e potencialidades. Além disso, procurou apontar medidas a serem tomadas pelo poder público para garantir segurança e transparência em outros projetos similares, relacionando Lei de Acesso à Informação e LGPD.

Confira o painel completo na íntegra pelo link.