Reunião inaugural do novo conselho em São Paulo-SP no dia 05 de junho de 2025.

A Data Privacy Brasil anuncia seu novo Conselho Consultivo, nomeado para mandato de 2025 a 2028. As pessoas escolhidas são referências no campo e além da confiança e admiração que inspiram, também refletem alinhamento com a visão institucional da Data e comprometimento com a diversidade. A partir de suas diferentes biografias e experiências, consideramos que cada um agregará pontos de vista complementares e capazes de expandir o campo de visão e  fortalecer as competências internas da Data. Dentre as expectativas para a atuação do colegiado estão o aconselhamento para o avanço de nossa missão institucional e a avaliação de nosso planejamento estratégico.

Abaixo, reproduzimos o depoimento de cada conselheiro(a):

 

Rodolfo Avelino

“Aceitei o convite para integrar o conselho da Data Privacy Brasil movido pela profunda admiração pelo trabalho que venho acompanhando desde o início da organização, especialmente pela forma como promovem formações e eventos sempre com um olhar multidisciplinar, que conecta direito, tecnologia e sociedade. Minha expectativa é que eu possa contribuir para que a Data Privacy Brasil continue fortalecendo o diálogo entre diferentes setores e ampliando o acesso ao conhecimento sobre privacidade e proteção de dados no Brasil.”

 

Graciela Selaimen

“É uma alegria seguir acompanhando a jornada da Data Privacy Brasil, agora como integrante do seu conselho. Vi essa organização nascer e, ao longo dos anos, tive o privilégio de testemunhar seu amadurecimento e a qualidade das contribuições que vem oferecendo ao país. Espero poder colaborar para o fortalecimento de seu desenvolvimento institucional, para a continuidade de sua atuação como um ator estratégico no cenário global a partir do Sul, e para a expansão de seu pensamento inovador sobre o futuro.”

 

Paula Miraglia

“Aceitei com muita honra o convite para integrar o conselho da Data, uma organização cujo trabalho tem tido impacto reconhecido no Brasil e internacionalmente e é cada vez mais relevante diante dos desafios dos tempos atuais.”

 

Fernanda Bruno

“Recebi com grande entusiasmo o convite para integrar o conselho do Data Privacy, organização cuja trajetória tenho a sorte de acompanhar desde o seu nascimento. O Data Privacy reúne de forma admiravelmente consistente as funções de ensino, pesquisa e incidência no campo de direitos digitais. Não à toa, logo tornou-se referência no campo, inspirando debates e agendas inovadoras no Brasil e no Sul Global. Espero contribuir para o novo ciclo do Data, ajudando a criar ecossistemas sociotécnicos mais habitáveis, justos e inventivo.”

 

Além do grupo de eleitos em 2025 para mandato de três anos (2025-2028), está previsto o ingresso de quatro novos membros em 2026, para mandato de dois anos, que poderá ser renovado em 2028.

Registramos nosso agradecimento ao primeiro Conselho Consultivo (2020-2024), composto por Carlos Afonso (Nupef), Virgílio Almeida (UFMG), Fernanda Bruno (UFRJ-Lavits), Fernanda Campagnucci (Open Knowledge, na época), Cecília Olliveira (Fogo Cruzado), Marília Monteiro (Nubank) e Renato Monteiro (Twitter, na época, ex-fundador da Data). Sua contribuição foi essencial para chegarmos até aqui.

Desejamos ao novo time um excelente mandato e contamos com seu aconselhamento para seguirmos contribuindo para um ecossistema informacional justo.

Veja também

Veja Também