Governança e Regulação
Ampliando as vozes do Sul Global na formulação de políticas de direitos digitais
Objetivo: Aumentar a conscientização sobre os desafios que os processos de datificação representam para a democracia e os direitos humanos em todo o mundo, e promover uma colaboração e coordenação mais fortes entre as organizações do Sul Global que trabalham com direitos digitais, datificação e seus impactos nos princípios democráticos.
Duração: 2022-2026
Situação: Em Andamento
Apoiador(es): National Endowment for Democracy (NED)
Descrição
Este projeto é motivado por uma constante de crescente datificação da sociedade que afeta a democracia de diferentes maneiras. Propõe uma estratégia para fortalecer as organizações do Sul Global e impactar a correlação de forças em espaços institucionais internacionais, geralmente ocupados por narrativas do Norte Global que não abordam plenamente as muitas questões levantadas ao transformar pessoas e grupos sociais em dados que informam estratégias empresariais, mas também políticas públicas.
Temos como objetivo fortalecer a expertise e a capacidade de articulação de organizações que já lidam com questões políticas como conectividade significativa, governança da IA, automação das atividades de policiamento, infraestruturas públicas digitais (IPDs) e transformação digital do Estado em geral.
Além disso, o projeto visa formular uma estrutura de compartilhamento de informações e uma metodologia para a criação e sustentabilidade de uma nova aliança de organizações que trabalham com datificação e democracia no Sul Global, por meio de definição de agenda e advocacy coordenada dentro de organizações internacionais-chave, com base no apoio fornecido pela Data Privacy Brasil.
O objetivo final do projeto é ajudar a moldar o discurso e as estratégias globais para lidar com questões de datificação e democracia. Isso vem sendo alcançado através da formação da Global South Alliance (GSA), uma coalizão de 26 organizações da sociedade civil localizadas na África, América Latina e Ásia. Fundada em 2022 por meio da colaboração entre o Aapti Institute (Índia), a Data Privacy Brasil e a Paradigm Initiative (Nigéria), a GSA amplifica as vozes do Sul Global nos debates internacionais sobre direitos digitais e promove a ação coletiva por um futuro digital mais justo.
A GSA tem se dedicado ao aprimoramento das capacidades das organizações do Sul Global dedicadas aos direitos digitais e áreas relacionadas, e sua capacidade de definir agendas globais a partir das perspectivas e preocupações locais. Dentre as principais iniciativas da Global South Alliance, estão a nossa biblioteca digital, que hospeda os conteúdos produzidos pelos membros, e o Datafication and Democracy Fund, que apoia projetos de pesquisa e políticas públicas liderados pela sociedade civil que abordam os desafios democráticos impostos pela datificação.
Para saber mais sobre a Global South Alliance, acesse o nosso site oficial: https://globalsouthalliance.net/.