No novo episódio do podcast oficial da Data Privacy Brasil, João Paulo Vicente conversa com Thiane Neves, doutoranda no Programa de Pós-Graduação Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia e uma das organizadoras do livro “Griots e Tecnologias Digitais: reflexões sobre tecnologia e sociedade a partir de Intelectuais Negros brasileiros”.

O livro, organizado por Thiane e por Tarcízio Silva, tem o objetivo de contribuir com o resgate de ensinamentos ancestrais nos debates atuais sobre tecnologia. São vários os artigos que compõem o livro, todos escritos por grandes intelectuais da literatura, como: Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Clóvis Moura, Milton Santos, Cida Bento, Zélia Amador de Deus, Sueli Carneiro, Abdias Nascimento, Nilma Lino Gomes e Antônio Bispo dos Santos.  

No episódio João e Thiane discutem sobre a ideia de como a conversa com o passado, com o pensamento de pensadores e intelectuais que pesquisaram diversas questões sociais em outros contextos podem nos ajudar a olhar para o futuro. Para Thiane precisamos “reaprender a programar” em todos os sentidos:

“É claro que, por exemplo, a gente fala do movimento de software livre sobre todas as éticas e as filosofias. Mas, querendo ou não, ainda existe uma predominância de uma linguagem. Existe uma linguagem técnica, existe um idioma, é predominante. Então eu acredito e me divirto com a ideia de que a gente criasse linguagens e linguagens de programação a partir das nossas falas”, analisa. 

Ainda sobre o objetivo do livro, Thiane explica que a ideia inicial surgiu do Tarcízio Silva, em conjunto realizaram uma curadoria relacionando perspectivas digitais com outras pautas.

“De alguma maneira, eram trabalhos que já estavam ou consolidados ou sendo construídos. Então nós já tínhamos essas relações, eu já estava nesse processo também. Esse processo de olhar o passado e trazer ele para não ser esquecido, trazer para cá, para o presente, para ele continuar vivo, continuar alimentando e sendo alimentado também e construir um novo futuro”, reflete Thiane.

Na conversa, Thiane também explica e contextualiza alguns dos artigos que estão presentes no livro, fala sobre sua tese de doutorado, ciberativismo de mulheres negras e outros impactos da tecnologia na sociedade atual. A conversa completa você escuta no novo episódio do Dadocracia já disponível, ouça agora!

O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente e da Horrara Moreira, que fez uma pequena participação no começo da entrevista da Thiane e também é produtora do Dadocracia com a Alicia Lobato e o Pedro Henrique Santos. O som é da Vega Films e a trilha e vinheta originais de Paulo Pinheiro e Diogo Saraiva. 

Veja também

Veja Também