Dadocracia – Ep. 140 | Dilemas da IA, com Jamila Venturini e Ramon Vilarino
No novo episódio do Dadocracia, trouxemos dois convidados da Data Privacy Global Conference para discutir dilemas da Inteligência Artificial. Jamila Venturini, co diretora executiva da Derechos Digitales, fala sobre os desafios de regulamentar IA no contexto Latino Americano, e Ramon Vilarino, analista de risco de IA, fala sobre os problemas inerentes ao desenvolvimento atual de modelos de inteligência artificial e a armadilha de enfrentá-los apenas de um ponto de vista ético.
No novo episódio do podcast oficial da Data Privacy Brasil, João Paulo Vicente fala sobre os dilemas da Inteligência Artificial. Para falar sobre o tema, participam do episódio Jamila Venturini, codiretora executiva da Derechos Digitales e Ramon Vilarino, analista de risco de IA.
Jamila estará presente na segunda edição da Data Privacy Global Conference, onde participa do painel “Governança de Inteligência Artificial: convergências e divergências regulatórias”, Ramon que também é um dos palestrantes convidados desta edição, fala no painel “Avaliação de risco, accountability e participação cidadã”, neste episódio eles conversam sobre um dos principais temas da DPGC: a inteligência artificial.
O episódio surge em um momento muito oportuno, a IA tem gerado diversas pautas e várias discussões neste ano. Seja falando sobre o Chat GPT ou os modelos de criação de imagens que tem preocupado muitos designers e artistas e casos como o que chamou a atenção da mídia nas últimas semanas no país, sobre as deepfakes e como tem sido usadas para produzir nudes falsos de estudantes menores de idade em colégios de várias cidades do Brasil.
Mas como tem sido a pauta de regulação sobre inteligência artificial na América Latina? Segundo Jamila, o tema na América Latina, assim como no âmbito global, ainda precisa de muito amadurecimento no âmbito das políticas públicas.
“Temos que entender que a inteligência artificial em si não é necessariamente boa, nem necessariamente ruim. Eu acho que ao pensarmos sobre as prioridades latino americanas, precisamos enfrentar também a pergunta sobre que tipo de tecnologia nós queremos que se desenvolva dentro da nossa região.”, analisa Jamila.
Do ponto de vista comercial, para Ramon, a regulação dessas novas tecnologias relacionadas à inteligência artificial é uma esperança para que haja razões para as instituições reagirem de outras formas com o tema e consigam cada vez mais ligar IA com as questões éticas.
“Ter algum tipo de regulação para que essas perspectivas mudem a cadeia de incentivos. Para que haja razões para essas instituições reagir e investigar isso de outras formas. É uma coisa que interage diretamente com os usuários. Mas os modelos de machine learning de inteligência artificial, que estão na infraestrutura de tudo o que a gente faz, eles não estão vendo”.
Essa conversa completa sobre os desafios da regulamentação de IA e sobre os problemas inerentes ao desenvolvimento atual de modelos de inteligência artificial, já está disponível no Dadocracia. Ouça agora!
O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente, a produção é da Alicia Lobato, Horrara Moreira e Pedro Henrique Santos, o som é da Vega Films e a trilha e vinheta originais de Paulo Pinheiro e Diogo Saraiva.
Veja também
-
Dadocracia – Ep. 139 | Tecnologia e educação: a importância de ouvir os jovens
Neste episódio, convidamos as pesquisadoras da Data Privacy Marina Meira e Júlia Mendonça para falar sobre infância, educação e tecnologia. Marina e Júlia fazem parte de um trabalho que está desenvolvendo metodologias de escuta para incluir crianças e adolescentes em discussões sobre plataformas tecnológicas utilizadas em sala de aula.
-
Dadocracia – Ep. 138 | Apostando com a infância: jogo ou bets?
Neste episódio, o tema é Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, fantasy sports, bets, jogos de azar, e os riscos e impactos disso tudo para crianças e adolescentes. Além disso, também falamos sobre o papel de influenciadores digitais na popularização dessas plataformas.
Veja Também
DataPrivacyBr Research | Conteúdo sob licenciamento CC BY-SA 4.0