No novo episódio do podcast oficial da Data Privacy Brasil, João Paulo Vicente fala sobre os dilemas da Inteligência Artificial. Para falar sobre o tema, participam do episódio Jamila Venturini, codiretora executiva da Derechos Digitales e Ramon Vilarino, analista de risco de IA. 

Jamila estará presente na segunda edição da Data Privacy Global Conference, onde participa do painel “Governança de Inteligência Artificial: convergências e divergências regulatórias”, Ramon que também é um dos palestrantes convidados desta edição, fala no painel “Avaliação de risco, accountability e participação cidadã”, neste episódio eles conversam sobre um dos principais temas da DPGC: a inteligência artificial.

O episódio surge em um momento muito oportuno, a IA tem gerado diversas pautas e várias discussões neste ano. Seja falando sobre o Chat GPT ou os modelos de criação de imagens que tem preocupado muitos designers e artistas e casos como o que chamou a atenção da mídia nas últimas semanas no país,  sobre as deepfakes e como tem sido usadas para produzir nudes falsos de estudantes menores de idade em colégios de várias cidades do Brasil. 

Mas como tem sido a pauta de regulação sobre inteligência artificial na América Latina? Segundo Jamila, o tema na América Latina, assim como no âmbito global, ainda precisa de muito amadurecimento no âmbito das políticas públicas.  

“Temos que entender que a inteligência artificial em si não é necessariamente boa, nem necessariamente ruim. Eu acho que ao pensarmos sobre as prioridades latino americanas, precisamos enfrentar também a pergunta sobre que tipo de tecnologia nós queremos que se desenvolva dentro da nossa região.”, analisa Jamila. 

Do ponto de vista comercial, para Ramon, a regulação dessas novas tecnologias relacionadas à inteligência artificial é uma esperança para que haja razões para as instituições reagirem de outras formas com o tema e consigam cada vez mais ligar IA com as questões éticas.

“Ter algum tipo de regulação para que essas perspectivas mudem a cadeia de incentivos. Para que haja razões para essas instituições reagir e investigar isso de outras formas. É uma coisa que interage diretamente com os usuários. Mas os modelos de machine learning de inteligência artificial, que estão na infraestrutura de tudo o que a gente faz, eles não estão vendo”.

Essa conversa completa sobre os desafios da regulamentação de IA e sobre os problemas inerentes ao desenvolvimento atual de modelos de inteligência artificial, já está disponível no Dadocracia. Ouça agora!

O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente, a produção é da Alicia Lobato, Horrara Moreira e Pedro Henrique Santos, o som é da Vega Films e a trilha e vinheta originais de Paulo Pinheiro e Diogo Saraiva.

Veja também

Veja Também