No novo episódio do Dadocracia, especial de carnaval, João Paulo Vicente conversa com o pesquisador de cibersegurança da Tempest, Carlos Cabral, para trazer dicas de segurança para curtir a maior festa de rua brasileira. Também apresentador do podcast diário sobre segurança da informação Cyber Morning Call, Carlos traz recomendações de cuidados e melhores práticas para passar um carnaval seguro e não passar perrengue com cartões e celulares.

No carnaval de 2023, só no estado de São Paulo, foram furtados quase 3.500 celulares. É bastante coisa e, ao mesmo tempo, quase quarenta por cento menos do que o registrado em 2020, que tinha sido o último carnaval oficial antes da pandemia. Naquele ano, foram cerca de 5.500 mil furtos. No entanto, os furtos de celulares têm dado um prejuízo muito maior do que só perder o aparelho.  

O roubo de cartão de crédito e débito ou golpes envolvendo cartões também geram bastante preocupações entre os foliões. O Carlos, além de pesquisador de cibersegurança, também toca surdo em dois blocos que saem no carnaval de São Paulo. No carnaval tudo fica maximizado, inclusive os riscos que têm sido comuns nos últimos anos em relação a golpes com cartões de crédito e celular.

“Eu acho que o carnaval é uma manifestação tão bonita do direito coletivo à cidade e é de fazer isso na base da alegria. Então, se a pessoa é do carnaval, se ela gosta de carnaval, não serei eu aqui um profissional de segurança que irei aterrorizar ela e fazer com que ela fique em casa. Pelo contrário, eu adoro o carnaval e eu acho que a gente tem que tomar a cidade sem medo.” comenta Carlos. Ao longo do episódio, ele fala sobre as melhores práticas para passar um carnaval sem prejuízos e sem perder a diversão.

Para saber mais sobre o tema e se proteger não apenas no carnaval, ouça o novo episódio do Dadocracia “Dicas de segurança para o carnaval”, já disponível para escuta nas principais plataformas de áudio. Ouça agora!

O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente, a produção é de Alicia Lobato, Horrara Moreira e Pedro Henrique Santos. O som é da Vega Films. E se quiser entrar em contato com a gente ou enviar um recado, pode enviar sua mensagem para o [email protected].

 

Veja também

Veja Também