Dadocracia – Ep. 139 | Tecnologia e educação: a importância de ouvir os jovens
Neste episódio, convidamos as pesquisadoras da Data Privacy Marina Meira e Júlia Mendonça para falar sobre infância, educação e tecnologia. Marina e Júlia fazem parte de um trabalho que está desenvolvendo metodologias de escuta para incluir crianças e adolescentes em discussões sobre plataformas tecnológicas utilizadas em sala de aula.
No novo episódio do Dadocracia, podcast oficial da Data Privacy Brasil, João Paulo Vicente entrevista as pesquisadoras Marina Meira e Júlia Mendonça, que fazem parte do nosso projeto chamado “IA na sala de aula: modelos de participação para a comunidade escolar”, onde desenvolvemos metodologias de escuta para incluir crianças e adolescentes em discussões sobre plataformas tecnológicas utilizadas em sala de aula.
No episódio, as pesquisadoras contam sobre a experiência de estarem presencialmente em uma escola no Rio Grande do Sul para realizar atividades com os estudantes em busca de entender qual o impacto da Inteligência Artificial e outras tecnologias nas escolas.
Para Marina, essa participação ativa dos jovens é fundamental por uma série de motivos, principalmente, por serem crianças e adolescentes que já estão usando as tecnologias.
“Se você tem uma criança ou adolescente podendo opinar e passar para você o que para ele faz sentido, ao mesmo tempo, quais são as preocupações e os receios deles em relação ao uso de tecnologias?”, pontua ela.
Para conseguir atingir esse objetivo, a equipe do projeto trabalhou em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Ntem. Foram algumas semanas e diversos encontros com um grupo de sessenta alunos do ensino fundamental público de Santa Maria, para ouvir a opinião deles sobre o tema.
O Ntem, surgiu em 2007 por conta da prioridade que a prefeitura de Santa Maria deu à tecnologia dentro das escolas municipais. O núcleo acompanha o uso dessas tecnologias, assim como ajuda a escolher recursos educacionais e outros equipamentos para as escolas. No episódio, João Paulo Vicente conversa também com a professora Marta Saavedra, que trabalha na formação desses alunos e dá mais detalhes sobre esse projeto.
“As famílias relatam também o entusiasmo. Muitas vezes o aluno ficava na rua e ele quer ficar agora o dia todo na escola para auxiliar. Então, é um trabalho de formiguinha que a gente faz, mas que dá muito resultado.”, comenta Marta no episódio.
O episódio ainda discute como acontece a relação entre escolas, estudantes e a tecnologia e quais foram as observações dos alunos que participaram desse momento, como a pesquisadora Júlia explica:
“A partir de algumas perguntas norteadoras, a gente conseguiu ter esse contato direto com os estudantes e sair alguns alguns lances, alguns inputs muito importantes assim para o nosso projeto e para toda a discussão sobre essa ideia de reconhecer as vozes das crianças como um todo”.
E porque é tão importante as crianças e adolescentes estarem presentes nesses espaços como parte ativa dessa discussão?
Para saber a resposta e saber mais qual a opinião dos jovens sobre o assunto, ouça o novo episódio do Dadocracia “Tecnologia e educação: a importância de ouvir os jovens”, disponível nas principais plataformas de áudio. Ouça agora!
O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente, a produção é da Alicia Lobato, Horrara Moreira e Pedro Henrique Santos, o som é da Vega Films e a trilha e vinheta originais de Paulo Pinheiro e Diogo Saraiva.
Veja também
-
Dadocracia – Ep. 140 | Dilemas da IA, com Jamila Venturini e Ramon Vilarino
No novo episódio do Dadocracia, trouxemos dois convidados da Data Privacy Global Conference para discutir dilemas da Inteligência Artificial. Jamila Venturini, co diretora executiva da Derechos Digitales, fala sobre os desafios de regulamentar IA no contexto Latino Americano, e Ramon Vilarino, analista de risco de IA, fala sobre os problemas inerentes ao desenvolvimento atual de modelos de inteligência artificial e a armadilha de enfrentá-los apenas de um ponto de vista ético.
-
Dadocracia – Ep. 138 | Apostando com a infância: jogo ou bets?
Neste episódio, o tema é Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, fantasy sports, bets, jogos de azar, e os riscos e impactos disso tudo para crianças e adolescentes. Além disso, também falamos sobre o papel de influenciadores digitais na popularização dessas plataformas.
Veja Também
DataPrivacyBr Research | Conteúdo sob licenciamento CC BY-SA 4.0