No novo episódio do Dadocracia, podcast oficial da Data Privacy Brasil, João Paulo Vicente entrevista as pesquisadoras Marina Meira e Júlia Mendonça, que fazem parte do nosso projeto chamado  “IA na sala de aula: modelos de participação para a comunidade escolar”, onde desenvolvemos metodologias de escuta para incluir crianças e adolescentes em discussões sobre plataformas tecnológicas utilizadas em sala de aula.

No episódio, as pesquisadoras contam sobre a experiência de estarem presencialmente em uma escola no Rio Grande do Sul para realizar atividades com os estudantes em busca de entender qual o impacto da Inteligência Artificial e outras tecnologias nas escolas. 

Para Marina, essa participação ativa dos jovens é fundamental por uma série de motivos, principalmente, por serem  crianças e adolescentes que já estão usando as tecnologias.

“Se você tem uma criança ou adolescente podendo opinar e passar para você o que para ele faz sentido, ao mesmo tempo, quais são as preocupações e os receios deles em relação ao uso de tecnologias?”, pontua ela. 

Para conseguir atingir esse objetivo, a equipe do projeto trabalhou em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Ntem. Foram algumas semanas e diversos encontros com um grupo de sessenta alunos do ensino fundamental público de Santa Maria, para ouvir a opinião deles sobre o tema.

O Ntem, surgiu em 2007 por conta da prioridade que a prefeitura de Santa Maria deu à tecnologia dentro das escolas municipais. O núcleo acompanha o uso dessas tecnologias, assim como ajuda a escolher recursos educacionais e outros equipamentos para as escolas. No episódio, João Paulo Vicente conversa também com a professora Marta Saavedra, que trabalha na formação desses alunos e dá mais detalhes sobre esse projeto. 

“As famílias relatam também o entusiasmo. Muitas vezes o aluno ficava na rua e ele quer ficar agora o dia todo na escola para auxiliar. Então, é um trabalho de formiguinha que a gente faz, mas que dá muito resultado.”, comenta Marta no episódio.

O episódio ainda discute como acontece a relação entre escolas, estudantes e a tecnologia e quais foram as observações dos alunos que participaram desse momento, como a pesquisadora Júlia explica:

“A partir de algumas perguntas norteadoras, a gente conseguiu ter esse contato direto com os estudantes e sair alguns alguns lances, alguns inputs muito importantes assim para o nosso projeto e para toda a discussão sobre essa ideia de reconhecer as vozes das crianças como um todo”. 

E porque é tão importante as crianças e adolescentes estarem presentes nesses espaços como parte ativa dessa discussão? 

Para saber a resposta e saber mais qual a opinião dos jovens sobre o assunto, ouça o novo episódio do Dadocracia “Tecnologia e educação: a importância de ouvir os jovens”, disponível nas principais plataformas de áudio. Ouça agora!

O roteiro deste episódio é de João Paulo Vicente, a produção é da Alicia Lobato, Horrara Moreira e Pedro Henrique Santos, o som é da Vega Films e a trilha e vinheta originais de Paulo Pinheiro e Diogo Saraiva. 

 

 

Veja também

Veja Também