Relatório Anual 2021

Consolidação e expansão. Essas são as duas palavras que melhor definem o segundo ano de existência da Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa. Depois de experimentar um crescimento intenso ao longo de 2020, nós organizamos a casa, melhoramos nossos processos de gestão e alcançamos capacidade de incidência política no Brasil e articulação internacional ainda mais significativas. Graças ao trabalho remoto, também deixamos de ser uma organização de acadêmicos-ativistas baseados em São Paulo e incorporamos ao time pessoas de Porto Alegre, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e diversas outras cidades, do Sul ao Nordeste. O Brasil do nosso nome ganhou lastro.

Nossa Associação é feita pela paixão de pessoas que acreditam na pesquisa de interesse público e por financiadores comprometidos com ética no apoio à pesquisa e com a justiça social e democracia. E foi com essa paixão que trabalhamos ao longo de 2021.

Do ponto de vista da pesquisa, finalizamos nossos primeiros projetos temporários e fortalecemos a base dos projetos permanentes ao lado de parceiros de campos distintos. Esse modelo nos ajudou a amplificar a capacidade de reflexão e investigação, dentro de uma concepção segunda a qual a proteção de dados pessoais não pode ser entendida como uma área isolada, mas sim permeada por questões diversas de justiça social.

Também estabelecemos pontos de contato firmes e constantes com formuladores de políticas públicas brasileiros em diversas instâncias. Além disso, intensificamos nossa internacionalização com parcerias com organizações do Sul Global num processo de troca em que compartilhamos a experiência brasileira ligada à defesa dos direitos digitais e absorvemos a experiência de países com realidade socioeconômica similar à do Brasil.

2021 em números

menções na mídia nacional e internacional

participações em eventos no Brasil e no mundo

publicações, entre e-books, artigos, relatório de pesquisa, etc

episódios de podcast lançados

Projetos

Governança e
Regulação

Governança e Regulação

Assimetrias
e Poder

Assimetrias e Poder

Financiadores

A fonte de financiamento é um elemento crucial para uma organização sem fins lucrativos. Portanto, desenhamos em 2020 uma política com critérios claros para avaliar a pertinência ou não do recebimento de recursos por nossa parte, sejam eles públicos, privados ou de fontes filantrópicas. O ponto fulcral destas regras é garantir a nossa autonomia e independência no desenvolvimento de pesquisas e demais atividades.

Contamos, inclusive, com um Grupo de Revisores Independentes, responsável por analisar previamente doações recebidas que ultrapassaram a casa dos R$ 200 mil, para garantir que esse financiamento não iria interferir na independência ou compromisso ético de nossa Associação. Neste ano, atualizamos a política, compatibilizando-a com as regras previstas em nossa Política de Conflito de Interesses.

Em 2021, trabalhamos com um orçamento ligeiramente reduzido em relação ao ano anterior: R$ 2,37 milhões ante R$ 2,92 milhões. Isso não nos impediu, no entanto, de distribuir investimentos num volume maior de projetos, assim como na expansão da nossa equipe, que passou de 20 para 31 colaboradores.

Distribuição por tipo de apoiador

64% ONGs internacionais R$ 1.520.000
21% Setor privado