Na semana de 10 de novembro de 2025, a Data Privacy Brasil esteve presente na COP30. A ida para a COP30 foi um processo que não se iniciou com viagem para Belém. Além da preparação prévia, o primeiro grande passo foi a execução do evento Entre o ambiental e o digital: rumo à COP30 que conectou profissionais da pauta ambiental e digital para discutir a intersecção entre os dois temas e sua relevância frente ao evento internacional que se aproximava.

A conexão entre pesquisadores e ativistas da pauta ambiental e digital ainda que seja um objetivo do projeto Clima, uso da terra e fluxo de dados: conciliando direito individuais e digitais, tem sido uma preocupação desde que a Data passou a desenvolver pesquisas no campo ambiental com o projeto Ambiente e informação, iniciado em 2022.

Dito isso, a Data cumpriu com o seu compromisso de fortalecer a aproximação de organizações de defesa de direitos digitais com a temática ambiental e organizou uma delegação multi-organizacional para comparecer na COP30. O grupo foi composto por Pedro Saliba e Gabriela Vergili, da Data, Thaly Sanches, da Todas as Letras, Matheus Soares, do Alafia Lab e Thiago Nascimento, do Decodifica.

Somado a isso, a Data também compôs a delegação brasileira credenciada na COP30, sendo representada pelo coordenador Pedro Saliba. A credencial permitiu o acesso à zona azul dedicada a membros de governos.

A viagem para Belém também possibilitou a participação em atividades paralelas à COP30. Dentre elas, organizamos uma roda de conversa na COP do Povo, intitulada COP30, dados e uso da terra: conversando sobre agendas de combate à grilagem. E ainda, Pedro Saliba palestrou na UFPA no painel Cidades inteligentes, sustentabilidade e regulação algorítmica.

Veja também

Veja Também