Em 25 de janeiro, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa participa do encontro Privacy Camp 2022. A conferência, realizada desde 2012, é um evento de ativistas de direitos digitais que se reúne às vésperas do encontro Computer, Privacy and Data Protection (CPDP), tradicionalmente realizado em Bruxelas.

Em razão da pandemia, o Privacy Camp 2022 será realizado virtualmente. Intitulado “O digital no centro e os direitos nas margens”, o encontro terá como enfoque narrativas marginalizadas sobre direitos e o futuro dos direitos fundamentais em um cenário de plataformização e decisões automatizadas.

Mariana Rielli, coordenadora geral de projetos, participará do painel Regulando as transgressões do setor de tecnologia na União Europeia”, organizado pelo projeto Global Data Justice da Universidade de Tilburg da Holanda. O projeto é organizado pela professora Linnet Taylor e os pesquisadores Siddharth Peter de Souza, Aaron Martin, Hellen Mukiri-Smith, Shazade Jameson, Joan López e Franklyn Ohai.

O objetivo do encontro, segundo Siddarth Souza, é explorar o modo como grandes empresas de tecnologia estão explorando novas oportunidades de saúde pública global diante dos dilemas provocados pela pandemia. A expressão “transgressões de esferas”, criado pelo Global Data Justice, ajuda a explicar novas possibilidades de atuação dessas empresas e potenciais violações de direitos que vão muito além das questões de privacidade.

O Data Privacy Brasil apresentará os resultados da pesquisa Dados Virais, lançada em 2021, que apresenta um mapeamento inédito do perfil de contratações públicas de soluções de tecnologia diante da pandemia. “Nossa pesquisa revelou novas preocupações sobre transparência, dificuldade de acesso aos contratos e novos modos de remuneração de serviços, inclusive com acesso às bases de dados públicas”, diz Mariana Rielli. O debate terá a presença de Usha Ramanathan, Ouejdane Sabbah, Aaron K Martin e Scott Skinner-Thompson.

A participação é gratuita e inscrições podem ser feitas até 24 de janeiro de 2022

Veja também

Veja Também