Nos dias 16 e 17 de maio, acontece em São Paulo a 9º edição da CryotoRave, evento anual que reúne diversas atividades sobre segurança, criptografia, hacking, privacidade e liberdade na rede. Neste ano, a Data Privacy Brasil marca presença no dia 17, às 09h, no espaço “Edward Snowden”, com o painel “Spywares no Brasil: Resistência e Contra Vigilância”, que consiste em um debate interativo sobre o uso de spywares no Brasil e as estratégias de resistência desenvolvidas pela sociedade civil. 

O painel surge por meio do programa “Malhas Digitais”, que tem apoiado análises forenses de spywares e busca apresentar casos concretos de monitoramento ilegal, os impactos da vigilância governamental e corporativa, e os desafios técnicos e políticos para mitigar tais ameaças. A sessão também será um espaço para compartilhar as experiências de pesquisadores, ativistas e desenvolvedores que trabalham com detecção e análise de spywares, explorando soluções de contra vigilância e ferramentas de proteção digital.

Em 2024, a Data esteve presente no evento com uma exibição especial do documentário “Corpo Vigiado”, fruto do nosso projeto de tecnoautoritarismo. O documentário conta quatro histórias muito diferentes, de pessoas que de alguma forma veem a tecnologia como um meio possível para ameaças e opressão. Após a exibição, aconteceu também uma roda de conversa com a equipe que participou da produção e com convidados para falar sobre vigilância e tecnoautoritarismo.

Entre os temas que serão discutidos no painel estão: contexto atual do uso de spywares no Brasil e na América Latina; discussão sobre casos concretos e o impacto dos spywares nos direitos fundamentais; e apresentação dos projetos apoiados pelo Malhas Digitais e suas metodologias; resistência digital e estratégias de segurança.

O debate contará com a presença dos especialistas:

  • Diego Cerqueira, engenheiro de software e bolsista do programa German Chancellor Fellowship. É parte do conselho do programa Malhas Digitais.
  • Lux Teixeira, atua na área de pesquisa, fundou o “Mycelium Tecnologia”, onde está no cargo de direção, também é Internet of Rights Fellow da ARTICLE 19; Atua ainda como parte do conselho do programa Malhas Digitais.
  • Amarelu, desenvolve pesquisa multidisciplinar, atualmente voltada para a proteção de pessoas defensoras de direitos humanos a partir de metodologias e princípios transfeministas, foi fellow da Fundação Mozilla no programa Tech and Society, e atualmente faz parte da Rede Transfeminista de Cuidados Digitais; Também faz parte do conselho do programa Malhas Digitais.
  • Paul Aguilar, especialista em cibersegurança, coordenador do Programa de Segurança Digital na SocialTIC.
  • E representantes dos projetos financiados pelo Malhas Digitais: Ana Bárbara Gomes, diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade – IRIS; Thaly Sanches, diretor da organização Todas as Letras; e um representante da organização MariaLab (a confirmar).

Saiba mais sobre o programa “Malhas Digitais”, promovido por meio do projeto “Iniciativa de Defesa Digital”, uma parceria entre Data Privacy Brasil e InternetLab, que busca auxiliar a sociedade civil a encontrar meios de identificar e reagir ao uso de softwares de espionagem (spywares) de forma segura, alertando para os riscos do uso dessas ferramentas no Brasil.

A CryptoRave é um evento gratuito e será realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2025 na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, localizada na R. da Consolação, 94, São Paulo – SP. Ao lado da estação Anhangabaú do metrô. As inscrições já estão abertas, para se inscrever acesse o link aqui

Veja também

Veja Também