A Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa participou, durante o mês de outubro de 2021, da 3° edição do Prêmio Livre.Jor de Jornalismo-Mosca. Elaborada pela agência de notícias Livre.Jor, a premiação teve como objetivo reconhecer e certificar projetos jornalísticos ou não que estivessem atrelados à promoção da cultura da transparência e do direito de acesso às informações de interesse público. 

Concorrendo como finalista pelo Troféu Castilho, categoria criada para premiar iniciativas de apoio ao jornalismo que envolvam desaprisionamento de dados e disponibilização de informações, a Associação teve como proposta participante, a plataforma Dados Virais. O projeto teve Daniela Eilberg e Eduardo Goulart de Andrade como coordenadores.

Por meio da plataforma, a Associação foi responsável por elaborar um relatório, que buscou realizar uma investigação sobre tecnologias baseadas em dados pessoais usadas no combate à COVID-19 no Brasil. No relatório Dados Virais, a questão da falta de transparência por parte do poder público e a relação complementar entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados foram apresentadas como um dos principais achados da pesquisa. .  

Além da plataforma Dados Virais da Associação Data Privacy, outros quatro projetos, que também buscaram investigar ações do setor público, foram finalistas da categoria. São eles:

TERRITÓRIOS DE EXCEÇÃO, ação que visou verificar as violações de direitos e uso de helicópteros policiais no Rio de Janeiro, realizada pelo MediaLab.UFRJ e Agência Autônoma, em parceria com Redes da Maré, Fogo Cruzado, Pista News, Witness e Rede LAVITS;

PROJETO 7CO, iniciativa que recupera e divulga, diariamente, tweets que foram apagados por diversos atores políticos brasileiros, idealizado pelo tecnologista, Lucas Lago;

MONITOR NUCLEAR, projeto que analisa tendências e engajamento de mais de 500 perfis dos políticos brasileiros, elaborado pelo Núcleo, com Volt Data;

PENSIONISTAS MILITARES, iniciativa que buscou investigar os pagamentos de pensão a parentes de militares. Foi construído pela agência de dados Fiquem Sabendo.  

A premiação contou com outras duas categorias. A primeira foi a profissional, que premiou jornalistas brasileiros ou internacionais, a segunda categoria foi idealizada para premiar trabalhos realizados por estudantes universitários. Os vencedores das três categorias foram anunciados no dia 25 de outubro, dia que ocorreu assassinato do jornalista Vladimir Herzog, morto pela ditadura militar brasileira, nesta data, no ano de 1975. 

Todos os detalhes da premiação e os vencedores podem ser conferidos pelo link.

Veja também

Veja Também