No mês de maio, entre os dias 24 e 25, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa participou da 15° Edição do evento internacional Computers, Privacy and Data Protection (CDPD). A conferência, que foi realizada em Bruxelas, na Bélgica, teve como tema principal a Proteção de Dados e Privacidade em Tempos de Transição. 

Sendo um evento referência e que se situa na vanguarda do campo de proteção de dados e direitos digitais no cenário global, a CPDP deste ano reuniu acadêmicos, advogados, profissionais, autoridades políticas, indústria e sociedade civil de todo o mundo, visando a troca de experiências e a discussão sobre as últimas questões e tendências emergentes. 

A Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa foi responsável por organizar o painel “Data Protection and Regulation Post Covid-19: the Current Landscape of Discussions in Europe, the US, India and Brazil”. O Workshop foi moderado pelo fundador e diretor da organização, Bruno Bioni e partiu da questão de como as mudanças legais, tecnológicas e sociais causadas pela epidemia do coronavírus impactaram os debates sobre a regulamentação da proteção de dados em todo o mundo. 

O debate trouxe diferentes perspectivas setoriais e regionais sobre o tema, sobretudo a diferença entre as realidades do Sul e Norte Global. Participaram da discussão, Teki Akuette Falconer, do Hub de Direitos Digitais da África; Gabriela Zanfir-Fortuna, do Fórum do Futuro da Privacidade; Malavika Raghavan, também do Fórum do Futuro da Privacidade e Isabelle Vereecken,do Comitê Europeu para a Proteção de Dados.

Além da organização deste painel, a Associação esteve presente contribuindo com a discussão sobre proteção de dados no cenário global em outros dois painéis sendo eles: “Technology and Power in Time of Crises”, que contou com a participação da coordenadora geral de projetos do Data, Mariana Rielli e “Limits of Emergency Power: Protecting Privacy in Exceptional Circumstances”, no qual colaborou o diretor da Associação, Rafael Zanatta.  

Todos os painéis estão gravados e disponíveis gratuitamente no canal da conferência que pode ser acessado aqui.

Veja também

Veja Também