Entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2022, a Associação Data Privacy Brasil de Pesquisa, representada por seu diretor Bruno Bioni, enquanto integrante do CSISAC – Civil Society Information Society Advisory Committee, participou do Encontro Ministerial de Economia Digital realizado na Espanha pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

O evento debateu a criação de um futuro sustentável e inclusivo para os mais diversos contextos digitais e proporcionou discussões organizadas em torno de quatro grandes temas: “Facilitação digital na economia global”, “Construindo sociedades melhores”, “Colocando pessoas em primeiro lugar na transformação digital” e “Aproveitando o poder da inteligência artificial (IA) e das tecnologias emergentes”.

Bioni, que integrou o grupo de palestrantes da conferência, esteve presente em dois painéis. O primeiro, com o título “Transição dupla (Ecológica e Digital)”, foi organizado pelo CSISAC e teve como foco o seguinte questionamento: Como equilibrar e criar o melhor caminho para o desenvolvimento digital e a preservação ambiental?

Confira a participação do nosso diretor, Bruno Bioni no painel Twin Transition (Green and Digital) – Stakeholder Day – OECD Digital Economy Ministerial Meeting:

 

Já a sua segunda participação foi no workshop “O futuro dos ambientes virtuais de tecnologias imersivas“, que aconteceu a partir da discussão sobre os riscos e benefícios que esse tipo de ferramenta traz e como experiências já colocadas em prática podem ajudar pessoas nos seus contextos e vivências. 

Ao todo foram nove sessões de mesas de debate, conversas e argumentações e mais de 150 palestrantes envolvidos entre membros da sociedade civil, representantes governamentais e do setor privado. 

Mais informações sobre o encontro, seus participantes e os painéis podem ser acessadas por meio deste link.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma entidade internacional fundada em 1961. A partir da identificação e da implantação de práticas e políticas que promovam prosperidade, igualdade, oportunidade e bem-estar para todos a OCDE trabalha para construir “políticas melhores para vidas melhores”.

O trabalho feito pela instituição é elaborado em conjunto com governos, tomadores de decisão e sociedade civil no estabelecimento de padrões internacionais baseados em evidências e na busca de soluções para uma série de desafios sociais, econômicos e ambientais. 

As atividades da OCDE contemplam diferentes áreas relacionadas às políticas públicas, como: política econômica, governança pública, trabalho, ciência e tecnologia, governança corporativa, educação, meio ambiente, comércio, agricultura, economia digital, investimento, entre outras.

O Brasil está em processo de entrada no seleto grupo de países, mas apesar de não oficialmente membro, já participa de Comitês da Organização e de inúmeras instâncias de trabalho.  

Veja também

Veja Também